O mundo em que vivemos está baseado numa cultura de
poder... do que prevalece de mais importante. As pessoas assistem novelas,
programas de TV, filmes, Reality
Shows, jornais e diversos outros "gêneros" televisivos. Com isso,
todas elas trocam opiniões e comentam o tempo todo sobre esses determinados
assuntos.
Reality Shows são exemplos de como um
individuo muda de opinião. Devido os comentários feitos
pela
maioria sobre tal programa e consequentemente dos candidatos que o participam, as
pessoas tendem a mudar suas opiniões sobre o Reality.
Para Sanderson Sousa, 15, fã do Reality
Show Big Brother Brasil da TV
Globo, seu candidato muda de acordo com a opinião da maioria, ou do que
sai na mídia. Mesmo torcendo para outro candidato, ele prefere não expor seu
favorito para não gerar controversas. Isso faz lembrar a hipótese do
"efeito da terceira pessoa" de W. P. Davison:
"Constata-se que as pessoas raramente
admitem efeitos da mídia sobre si mesmas, mas reconhecem que esses efeitos
existem sobre as demais pessoas. Essa percepção geral dos efeitos "sobre
os demais" se acentua quando se trata de uma alteração de representação ou
de comportamento percebida pelo entrevistado como negativa"
A opinião de cada indivíduo é
de grande importância para alguém ou para a sociedade, por isso não se deve
retrair diante de nenhum assunto, pois opiniões geram opiniões, mudam opiniões,
criam opiniões. Não deixe que a mídia se torne o fator mais importante para
gerar suas opiniões, busque outros meios de fonte, pense mais, fale mais.
Assista todos os tipos de programa se preferir, mas adquira apenas o que for de
relevante para si.
Erikison Amaral
3° Semestre - Comunicação
Social/Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário